fbpx
13 Jul

Mitos e verdades sobre o câmbio automático

As fake news rondam todos os tipos de assuntos, até mesmo quando falamos sobre câmbio automático. Seja na internet, numa roda de amigos ou até em algumas oficinas, muitas afirmações sobre o funcionamento do câmbio automático nem sempre correspondem à verdade. Para evitar que você troque o certo pelo duvidoso, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o câmbio automático!

– Em paradas, como um semáforo, o correto é mudar para a posição N.

Mito! A grande diferença do câmbio automático é precisar somente acelerar e frear, sem precisar tirar as mãos do volante. Isso vale também para os momentos de parada. Todo o sistema é preparado para manter o veículo em D, mesmo parado, sem nenhum tipo de desgaste anormal.

– Na posição D, ao soltar o pé do freio, o carro já começa a andar.

Verdade! Mesmo sem tocar no acelerador, quando estiver em um local plano, o veículo já vai se movimentar lentamente. Em subidas, essa característica dá um tempo a mais para o motorista acionar o acelerador antes de o carro começar a descer.

– Câmbio automático quebra menos e dura mais.

Verdade! As transmissões automáticas são projetadas para durar toda a vida útil do veículo. Em alguns casos, nem mesmo a substituição do óleo lubrificante é necessária. Transmissões manuais, além de sujeitas a erros de operação, demandam troca periódica do kit de embreagem.

– Se é automático, não precisa usar o freio de estacionamento.

Mito! A posição P da alavanca do câmbio automático aciona uma trava mecânica que impede que as rodas de tração girem. Porém cuidado: ela não substitui o freio de estacionamento! Não utilizá-lo pode provocar desgastes no câmbio e levar a quebras e até mesmo a acidentes.

– Em um carro automático, o ideal é acelerar com o pé direito e frear com o esquerdo.

Mito! Geralmente, a perna esquerda do motorista não tem a sensibilidade necessária para lidar com o freio, já que está acostumada ao acionamento da embreagem, pesada e de curso mais longo. Por isso, insistir nessa técnica pode resultar em frenagens bruscas e acidentes.

Restou alguma dúvida sobre o câmbio automático? Então vem aqui na Carlinho Caixas de Câmbio que a gente te ajuda!

Comments (No Responses )

No comments yet.

Deixe um comentário

Carlinho © 2024. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por GsMark