fbpx
19 Out

Câmbio Automático: Quais cuidados você precisa ter?

O carro automático se tornou o sonho de muita gente, afinal é muito conforto poder dirigir sem se precisar se preocupar com trocas de marchas, além de toda a comodidade. Mas o que muitos motoristas não sabem é que esse modelo de carro exige alguns cuidados específicos e muito conhecimento na hora de dirigir.
Ao falarmos de carros com câmbio automático, muita gente ainda se remeta aos modelos antigos, ainda dos anos 1990, que precisavam de uma manutenção constante. Ou ainda dos casos de motoristas que acionaram o modo errado e sofreram algum tipo de acidente. Isso pode acontecer, mas é preciso destacar que elas podem ser evitadas. Como? A gente te conta quais cuidados você precisa ter com o sistema automatizado.

1. Atenção com o lubrificante da transmissão

O momento em que o líquido deve ser trocado é determinado pelas fabricantes. Em média essa substituição deve ser feita a cada 30 mil km quando é mineral e 50 mil km quando o lubrificante é sintético. Mesmo com a existência dessa recomendação, vale a pena você ficar atento aos sinais dados pelo óleo: se ele engrossar, precisa ser trocado. Outros sinais é a perda de rendimento do automóvel e a trepidação no momento das arrancadas. Caso você ignore esses sinais, o sistema automático pode superaquecer e parar de funcionar.

2. Verifique sempre o líquido do radiador

O arrefecimento do motor também pode causar grandes prejuízos. O líquido do radiador pode refrigerar a transmissão. Tenha em mente que os líquidos da transmissão e do radiador devem ser verificados enquanto o motor estiver funcionando e na temperatura normal. Se ele estiver baixando muito, vale a pena procurar a existência de algum vazamento.

3. Câmbio automático deve ser colocado no modo correto

Na hora de estacionar o veículo, puxe o freio de mão antes de colocar o câmbio na posição P (parking). Isso pode eliminar qualquer esforço extra no desengate e evita possíveis trancos. Outra dúvida comum dos motoristas de carros automáticos é se o câmbio deve ser colocado na posição N (neutra) quando o veículo estiver parado no semáforo. Alguns especialistas indicam que a maior parte das transmissões automáticas fazem esse processo sozinha depois de certo tempo. Quando for manobrar em uma garagem, o ideal é deixar o carro parar totalmente antes de passar das posições D (drive) para R (ré), ou o sistema pode ser sobrecarregado e a vida útil do câmbio reduzida.

4. Utilize o freio motor

Sabe a indicação de, nas estradas, usar o freio motor? Ela é válida para caminhões, mas também serve para carros automáticos. Em descidas íngremes, você deve manter o câmbio em marcha reduzida e utilizar o freio motor.

5. Estacione em morros utilizando o freio de estacionamento

Quando está na subida ou descida, o carro automático deve estar com o freio de estacionamento (o de mão) acionado. Depois você pode colocar o câmbio na posição P. Quando for sair, faça o contrário: insira a alavanca em D e só depois solte o freio de mão. Isso evita o travamento do câmbio no P devido ao peso do carro.

Cuidados como esses são essenciais para evitar várias manutenções e prolongar a vida útil do câmbio automático do seu carro. Você toma esses cuidados ou tudo isso é novidade? Não esqueça: se precisar a Carlinho Caixas de Câmbio está aqui para te ajudar!

Comments (No Responses )

No comments yet.

Deixe um comentário

Carlinho © 2024. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por GsMark