Mesmo que seja um avanço na tecnologia, ainda há alguns motoristas – mais conservadores – que não simpatizam com o câmbio automático. Por outro lado há aqueles que o defendem com unhas e dentes, destacando o conforto proporcionado principalmente nos engarrafamentos das grandes cidades. Mas como diferenciar o que é mito e o que é verdade quando o assunto é o câmbio automático? A gente te conta!
Carros com câmbio automático gastam mais combustível
MITO! Essa história surgiu, principalmente, por conta da ineficiência dos câmbios automáticos de antigamente, que não possuíam um bom sistema de gerenciamento e realizavam a troca das marchas em rotações mais altas. Isso fazia com que o consumo de combustível aumentasse. Porém o avanço da tecnologia fez com que os carros automáticos se tornassem até mais econômicos que as versões com câmbio manual.
As trocas de marcha nesse tipo de câmbio são mais rápidas
VERDADE! Os câmbios automáticos são velozes em suas trocas de marchas. Alguns modelos, inclusive, são comparados aos sistemas com dupla embreagem, que possuem eficiência e rapidez e são normalmente usados em veículos esportivos e de alto desempenho.
O câmbio automático quebra menos, mas o custo de manutenção é maior
VERDADE! Isso acontece principalmente por conta do uso inadequado da transmissão manual, por exemplo: quando você engata as marchas sem que o conjunto de engrenagens estejam alinhados. Como o câmbio automático é controlado por meio de um sistema eletrônico, isso não ocorre. Esse tipo de transmissão é muito mais complexo e não são todas as oficinas que estão preparadas e equipadas para realizar esse tipo de manutenção.
O câmbio automático aumenta o desgaste dos freios
MITO! Quando o veículo equipado com câmbio automático está parado, é preciso acionar o freio para mantê-lo assim. Porém, a força que o veículo realiza para frente é tão pequena que não tem influência nenhuma no desgaste.
Engatar a ré em movimento prejudica a transmissão automática
VERDADE! Isso serve tanto para os câmbios automáticos quanto para os manuais. Quando você engata a marcha à ré com o carro em movimento, um impacto muito grande nos componentes da transmissão acontece. Fazendo isso várias vezes, você pode destruí-la.
Existem muitos outros mitos e verdades quando o assunto é câmbio automático. Uma coisa não dá para negar: esse sistema é consideravelmente confortável e, com o passar do tempo, novas tecnologias irão surgir para melhorar ainda mais a confiabilidade e qualidade desse sistema, reduzindo o seu custo de compra e também de manutenção. Pensou em câmbio automático? Pensou em Carlinho Caixas de Câmbio.
Comments (No Responses )
No comments yet.