Uma das coisas que mais amedrontam quem está prestes a fazer a CNH é o câmbio e as temidas trocas de marcha. Por conta disso, o câmbio automático traz toda praticidade no dia-a-dia das pessoas e tem conquistado o coração e a preferência dos motoristas brasileiros. Mas você sabe como funciona e o que não deve fazer nesse tipo de transmissão? Para te ajudar nessa missão, a equipe do Carlinho Caixas de Câmbio separou algumas dicas para te ensinar como usar o câmbio automático corretamente.
Primeiramente, o que é o câmbio automático?
Esse sistema é responsável por todo o processo de seleção de marchas sem a interferência do condutor do carro. Para isso ele usa engrenagens diferenciadas, chamadas planetárias, e conversor de torque, que substitui o conjunto da embreagem existente em uma transmissão manual.
Ao contrário do sistema manual, que possui engrenagens separadas com diferentes relações para cada marcha, o câmbio automático possui um sistema de engrenagem planetária, que reúne engrenagens com diferentes tamanhos. As trocas são sempre feitas de forma totalmente automática por meio do sistema em função da velocidade do veículo e da rotação do motor, selecionando a combinação ideal das engrenagens para cada caso. Quem faz a ligação da caixa de transmissão com o motor é o conversor de torque, que então transfere a força do motor para a transmissão.
Esse tipo de câmbio é indicado para quem não queira ou não possa – no caso de pessoas com deficiência – realizar o processo de acionamento do pedal da embreagem e da alavanca da transmissão.
Como usar corretamente o câmbio automático?
Para arrancar e sair com o veículo com câmbio automático, antes de ligar o carro você precisa pisar no pedal do freio. Em seguida, dê a partida e coloque a alavanca do câmbio na posição “D” para só então soltar o freio de estacionamento. Daí é só soltar o pedal do freio e acelerar para o carro se mover.
É importante que você conheça as posições da alavanca. Com o carro parado, por exemplo, use sempre o “P”. Essa posição é utilizada ao estacionar o veículo e vem do inglês “Park”. Para movimentá-lo, coloque em “D” (do inglês “Drive”) e mantenha nessa posição enquanto estiver rodando. O “N” é o neutro ou ponto morto, como em um câmbio manual. Por fim, o “R” é a famosa ré. Só engate a ré quando o carro já estiver totalmente parado. Se você engatar a ré com o carro ainda em movimento, existe o risco de quebrar peças do sistema.
Existem alguns modelos de carro com câmbio automático que é possível encontrar as posições L (Low) ou os números 1, 2 e 3. Essas posições servem para limitar a marcha a ser utilizada pelo câmbio dando mais força, por exemplo, em subidas íngremes. Quando você precisa de mais força em baixa velocidade, como quando está com o carro muito carregado, é quando se deve usar o L. O certo é ler o manual do veículo para saber qual a marcha indicada em função da velocidade e da carga transportada.
Ainda com dúvidas sobre o câmbio automático? A equipe do Carlinho Caixas de Câmbio está à disposição para te ajudar!
Comments (No Responses )
No comments yet.